Aguarde...

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Continuamos analisando detalhes da urbanização de Ribeirão Preto

Confira a análise de Vicente Golfeto com base nos alvarás emitidos por loteamentos na cidade

| ACidadeON/Ribeirao

O professor Vicente Golfeto é colunista do portal ACidade ON (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
 

A partir do quadro imediatamente abaixo, continuamos analisando e verificando quais os caminhos que a urbanização de Ribeirão Preto tem palmilhado.   

Alvarás emitidos por loteamento e por bairro  

Janeiro e fevereiro - 2020  

Outros bairros ou loteamentos - 319
Planalto Verde - 18
Terras de Florença - 16
Alphaville - 15
Florestan Fernandes - 15
Santa Cecília - 
Alto da Boa Vista - 11
Jardim Cybelli - 7
Parque Ribeirão Preto - 7
Residencial "Cândido Portinari" - 7
Cristo Redentor - 6
Centro - 6
Terras de Siena - 5
Jardim Irajá - 4
Pompéia - 4
total - 452  

Fonte: Secretaria de Planejamento e Gestão Pública

O período é o primeiro bimestre janeiro e fevereiro do corrente ano de 2020. O foco substância de comentários anteriores que publicamos neste mesmo espaço e também no espaço do DOC ON, este sempre aos domingos é analisar os alvarás emitidos por loteamentos, que são sempre partes e segmentos territoriais de um bairro.  

Necessário se faz, antes de qualquer coisa, separarmos o que é um habite-se do que é um alvará. O primeiro, o habite-se, é emitido após a conclusão da obra com  projeto de construção aprovado. Já o alvará é emitido nas situações em que as obras ou as ampliações no imóvel foram feitas sem a aprovação prévia da prefeitura.  

Iniciando análise no dia 16/04/2019 então uma terça-feira publicamos no nosso blog uma matéria intitulada "o bom planejamento urbano nasce dos detalhes". É por isso que continuamos esta modalidade de análise. Desta vez, é importante que comparemos o quadro de alvarás emitidos por loteamento e por bairro, referentes ao primeiro bimestre de janeiro e fevereiro de 2019.   

Alvarás emitidos por loteamentos e por bairros  

Janeiro e fevereiro - 2019 

Outros bairros e loteamentos - 551
Horizonte Verde - 130
Terras de Florença - 19
Jardim Cybelli - 18
Alphaville - 17
Diva Tarlá de Carvalho - 9
Ipiranga - 8
Ilhas do Sul - 8
Centro - 8
Santa Cecília - 7
Vila Tibério - 6
Bosque Santa Tereza - 6
Recreio das Acácias - 6
Campos Elísios - 5
Jardim América - 4
Total - 803  

O que não é bom para a análise que fazemos, é saber que, no primeiro bimestre de 2019, apenas 31,38% do total dos alvarás emitidos estavam incluídos e relacionados nos loteamentos e bairros aprovados. Já no primeiro bimestre do corrente ano de 2020, vemos que 29,42% portanto, uma porcentagem menor estão indicando os loteamentos e os
bairros a que se referem estes alvarás.  

Para sabermos para onde a cidade realmente está caminhando em termo de urbanização, precisamos começar urgentemente inverter esta realidade. Portanto, o item "outros bairros e loteamentos", deve ter cada vez menor porcentagem em relação à totalidade. Só assim o processo de urbanização ficará cada vez mais claro, podendo auxiliar os analistas do plano diretor local, articulado com um plano diretor regional.