Lab Móvel começa a funcionar no Calçadão de Ribeirão Preto Lab Móvel começa a funcionar no Calçadão de Ribeirão Preto

Lab Móvel começa a funcionar no Calçadão de Ribeirão Preto

Laboratório itinerante não realiza exames da covid-19; amostras serão coletadas nos postos de saúde de Ribeirão Preto

 
O Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan, começou a operar nesta segunda-feira (6) em Ribeirão Preto - veja o vídeo acima. 

O laboratório tem o objetivo de acelerar o diagnóstico de exames da covid-19, sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na cidade.  

O laboratório não receberá amostras direto da população. Os exames vão ser encaminhados pelos serviços de saúde de Ribeirão Preto e demais cidades da região.  

A vantagem do equipamento é que o resultado do exame será concluído em até 24 horas, não sendo necessário o envio para o laboratório.  

Com isso, o morador receberá o resultado do exame por mensagem SMS ou por e-mail. A capacidade de processamento é de até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana.  

Sequenciamento
 
O Lab Móvel também tem tecnologia para fazer o sequenciamento das amostras e descobrir quais são os tipos de variantes circulando na cidade.  

Segundo o Butantan, o sequenciamento levará de três a seis dias. Todo o processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes dura de dez a 12 dias.  

O laboratório itinerante tem três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras.  


 

Lab Móvel, do Instituto Butantan, no Calçadão de Ribeirão Preto (Foto: Michele Souza/CBN Ribeirão)


Mais Notícias

Mais Notícias