A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto fez uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23) para alertar a população sobre o aumento de casos de covid-19 em dezembro na cidade. Além disso, o último boletim confirmou nove mortes em decorrência da doença. O objetivo da Pasta é evitar uma piora no contágio durante as festas de fim de ano.
“Estamos mantendo o número de casos nesse patamar há quatro semanas e o que chama a atenção é que a positividade está em torno de 50%, o que mostra uma alta na circulação viral em Ribeirão e isso vai produzir um maior número de casos”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, durante entrevista para a rádio CBN Ribeirão Preto.
A secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, também participou da coletiva.
Segundo o boletim epidemiológico mais recente, no mês de dezembro, até o dia 20, foram confirmados 3.352 casos de covid na cidade. Em novembro foram 2.576 casos positivos.
“Já esperávamos um aumento, porque dezembro é um mês de encontros, de festas, aglomerações, de intensa procura por presentes. Porém, essa também é uma oportunidade de transmissão do vírus e precisamos nos preocupar com os grupos mais vulneráveis, pessoas que têm maior chance de desenvolver a doença de forma mais grave, como idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos. Por isso, reiteramos a importância de utilizar a máscara e a higienização das mãos com álcool 70%”, alertou Luzia Márcia.
A diretora ainda explicou que muitas pessoas têm buscado os autotestes em farmácias, com isso a Vigilância não é notificada e isso pode refletir nos números oficiais da doença.
“Acreditamos que o número de casos confirmados em Ribeirão seja maior que o sistema de vigilância está conseguindo buscar. Quem está com sintomas deve procurar a rede pública para testagem e, uma vez positivo, que pratique o isolamento”, disse.
Dados
Ribeirão Preto tem 62.387 casos de covid neste ano contra 73.271 em todo o ano de 2021, de acordo com o boletim epidemiológico.
Em relação aos óbitos pela doença, Ribeirão registra 404 mortes em 2022 contra 1.996 em 2021. (Com CBN Ribeirão Preto)