A cidade de Guariba, a 57 quilômetros de Ribeirão Preto inicia a partir desta sexta-feira, 28 de maio, novas medidas para tentar conter o avanço da covid-19.
As regras já constam no Diário Oficial (DO) de hoje e foram publicadas pelo prefeito Celso Antônio Romano (PSDB).
De acordo o decreto, os serviços considerados essenciais como farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, caixas eletrônicos de agências bancárias e unidades de saúde funcionarão normalmente.
O que terá restrição?
No caso dos supermercados e outros estabelecimentos como açougues, padarias e varejão, está permitido o funcionamento diariamente até às 19h e aos domingos até às 13h.
A capacidade máxima de ocupação desses espaços não poderá ultrapassar 25%. O consumo local está proibido.
Em relação ao comércio em geral, incluindo os salões de beleza, academias, clubes e centros esportivos poderão funcionar também até às 19h com atendimento presencial em até 25% da capacidade.
Aos domingos, esses estabelecimentos poderão funcionar até às 13h.
Os bares e lojas de conveniência poderão funcionar durante a semana até às 20h e aos domingos até às 13h. A capacidade máxima também é de 25%.
Já os depósitos de bebidas, poderão atender de portas fechadas, sem a presença de público das 20h até às 22h de segunda a sábado. A entrega dos produtos está autorizada somente no sistema delivery ou drive thru.
O toque de recolher será mantido das 23h às 5h, ficando proibida a circulação de pessoas e veículos em vias públicas, exceto quando há motivo plausível.
Fiscalização
A Prefeitura disse que vai intensificar a fiscalização através do apoio da Policia Militar contra aglomerações que vem ocorrendo com frequência em chácaras, sítios, residências, edículas próprias ou alugadas, festas, bailes, forrós e reuniões em praças, jardins parques dos lagos e áreas de lazer.
Os infratores poderão ser multados e até responder criminalmente.
A multa pode ultrapassar os R$ 4 mil reais e o valor dobrar, em caso de reincidência.
Casos graves
Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada devido a disparada dos casos da doença nas últimas semanas em Guariba.
De acordo com informações do boletim epidemiológico desta quinta-feira (27), Guariba tem 14 pessoas hospitalizadas.
Desde o início da pandemia são 3.914 casos confirmados de covid-19 e 98 mortes por complicações da doença.