- Publicidade -
coronavirusÔmicron é a variante dominante em Ribeirão Preto, diz Butantan

Ômicron é a variante dominante em Ribeirão Preto, diz Butantan

Estudo mostra que a Ômicron, no início de 2022, já era responsável por 75% dos casos de covid-19 na DRS de Ribeirão Preto

- Publicidade -

 
 

Ribeirão Preto tem aumento de casos de covid-19 (Imagem: Pixabay)

 
A Direção Regional de Saúde (DRS) de Ribeirão Preto entrou 2022 com a variante Ômicron sendo a principal responsável pelos novos casos de covid-19. As informações são do Boletim Epidemiológico do Instituto Butantan, divulgado no último sábado (15). 
 
De acordo com a análise, a 51ª semana epidemiológica da DRS de Ribeirão Preto, no fechamento de 2021, a variante Ômicron já era predominante em 75% dos casos. A Delta estava presente nos outros 25%. O levantamento foi feito no período que o laboratório móvel do Butantan estava em Ribeirão Preto. 
 
Para Vitor Valenti, professor e pesquisador da Unesp, os dados do Butantan mostram como o crescimento da Ômicron é rápido. Vale lembrar que Ribeirão Preto confirmou o primeiro caso da variante na semana anterior ao Natal. 
 
As festas de final de ano e a chegada da Ômicron, segundo o especialista, resultaram no atual cenário, de explosão de casos de covid-19 em Ribeirão Preto e nas cidades da região. 
 
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nos 13 primeiros dias de janeiro de 2022, Ribeirão Preto teve 3.874 casos confirmados de covid. Em novembro de 2021, foram 704 caos. Já em dezembro de 2021, mês que marcou a chegada da Ómicron, foram 1498 casos.
 
Segundo Valenti, como a Ômicron tem se mostrado bem mais contagiosa que as cepas anteriores, estudos apontam que Ribeirão Preto deve viver o pico de casos já no meio de fevereiro 2022. 
 

- Publicidade -
- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -