O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, garantiu que o Estado de São Paulo venceu a terceira onda da covid-19. Em evento em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (15), o titular da Saúde reforçou que o pico da variante Ômicron já foi superado.
Segundo Gorinchteyn, o Estado de São Paulo já acumula 11 dias consecutivos com queda no número de internados com covid-19 em hospitais públicos e privados. São 10 dias seguidos de queda de internações nas unidades de terapia intensiva (UTI’s).
O médico infectologista, no entanto, ressaltou que é preciso manter a atenção para continuar com a situação da pandemia controlada. As declarações do secretário da Saúde foram dadas no evento Lide Business Lunch, organizado pelo Lide Ribeirão Preto.
Vitória da vacina
Para Jean Gorinchteyn, foram “as vacinas que transformaram uma doença fatal em uma doença com sintomas mais brandos”. Segundo o secretário estadual da Saúde, só a vacina do Instituto Butantan, a Coronavac, evitou cerca de um milhão de mortes no Brasil.
O secretário da Saúde ainda ressaltou que para a realização de um novo ciclo vacinal – quarta dose ou novo reforço – é preciso analisar todos os dados disponíveis. Só com essa avaliação, será possível dizer quem vai receber esse reforço e qual o tipo de vacina será usada.
Agenda
Após o evento, Gorinchteyn vai seguir até o local onde está sendo construído o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Mais Idoso, na Vila Virgínia, zona Oeste de Ribeirão Preto. No local, com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário estadual da Saúde vai falar novamente com a imprensa.