Aguarde...

Cotidiano

Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em São Paulo

Trata-se de um paciente de 61 anos que ficou na Itália entre 9 e 21 de fevereiro

| ACidadeON/Ribeirao



Brasil tem o primeiro caso de coronavírus (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde confirmou no final da manhã desta quarta-feira (26), em Brasília, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.

Trata-se de um paciente de 61 anos que ficou na Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Ele passou por atendimento no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Na terça-feira (25), o hospital já tinha avisado o Ministério da Saúde sobre o exame positivo para a doença. A contraprova também atestou para o coronavírus.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, agora o governo vai acompanhar como "o vírus vai se comportar no Verão". "É um vírus novo. No hemisfério Norte você tem o frio. Agora, no Hemisfério Sul, a gente começa a ver como será o comportamento do vírus", disse. 
 
O paciente com a doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza). "O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão", diz ainda a nota divulgada pelo ministério. 
 
O homem ainda teve um confraternização em família no último domingo (23). O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São Paulo estão entrando em contato com todo mundo que teve contato com o paciente para acompanhamento. 
 
"A SES/SP e SMS/SP está realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.
Todas ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos", diz nota divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo. 
 
 
Link relacionado 
Coronavírus: Veja os países considerados de risco pelo Brasil

Mais do ACidade ON