Aguarde...

Cotidiano

Robôs chegam para aumentar a capacidade de exames da covid-19

Segundo informações do boletim deste sábado, 5.640 pessoas aguardam o resultado testes em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Equipamentos foram entregues no Supera (Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto)


Ribeirão Preto terá o apoio de dois robôs para tentar zerar a fila de exames da covid-19. Segundo dados deste sábado (11), 5.640 pessoas aguardam o resultado de testes de identificação do novo coronavírus.

De acordo com a Prefeitura, os robôs foram entregues neste sábado (11), no Supera Parque. Segundo o Executivo, os equipamentos vão "agilizar o processo de execução de exames PCR para detecção do coronavírus".

A Secretaria Municipal da Saúde alega que Ribeirão Preto é uma das cidades que mais testa pacientes com sintomas de covid-19, por isso que se formou a fila de 5.640 exames. Cada equipamento tem capacidade de realizar 800 exames por dia.


Sobre os robôs


A Prefeitura informou que os robôs irão fazer a extração e separação do RNA do vírus da secreção nasal coletada do paciente, automatizando o processo o que diminui o tempo para o resultado de 4 para 2 horas

"Cada placa tem capacidade de realizar cerca de 120 exames de uma vez. Atualmente, com a atual estrutura, com a coleta da secreção nasal de pacientes, a extração do RNA do vírus está sendo feita em três turnos", finalizou a prefeitura.
 
 
MAIS: Veja todas as notícias da covid-19 em Ribeirão e região

Mais do ACidade ON