Aguarde...

Cotidiano

Educação avalia fazer testes da covid em alunos de Ribeirão

Secretário da Educação de Ribeirão Preto disse que já discute a possibilidade de testar alunos da rede municipal com a Saúde

| ACidadeON/Ribeirao

Ribeirão Preto decide nesta sexta (9) se permitirá volta das aulas presenciais (Foto: reprodução/Pixabay)
 
O secretário da Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, afirmou que a pasta discute com a secretaria da Saúde a possibilidade de realizar testes para detecção do novo coronavírus (covid-19) nos alunos da rede municipal. Nesta sexta-feira (9), Ribeirão Preto decidirá se irá permitir ou não a reabertura das escolas na cidade.  

"Nós temos conversas com a secretaria da Saúde, temos testes disponíveis. Estamos verificando essa possibilidade, mas ela precisa ser feita em cima de um inquérito conduzido por um órgão oficial da saúde", declarou Felipe, em entrevista para EPTV.  

CLIQUE AQUI E LEIAMAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
Na última quarta-feira (8), o governo de São Paulo divulgou que vai realizar testes da covid-19 em 10 mil alunos da rede estadual para o mapeamento da doença entre os estudantes. Segundo a secretaria de estado da Saúde alunos matriculados em escolas estaduais de Ribeirão Preto serão testados.  

A possibilidade de testar os alunos da rede municipal, caso seja permitida a reabertura das escolas, foi levantada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) que produziram um protocolo para evitar o contágio pelo novo coronavírus na volta às aulas.  

O documento de 32 páginas tem com base em estudos nacionais e internacionais feitos onde as aulas presenciais já voltaram ou estão para voltar.  

"Se fosse apenas abrir a rede escolar, tem um risco muito grande para a população. Tem um estudo em São Paulo que mostra que tem 340 mil idosos que moram com crianças em idade escolar", disse o professor Dalton de Souza Amorim, um dos autores do protocolo.  

Os especialistas levantaram três alternativas para que as aulas voltem com segurança:  

- Quando Ribeirão Preto registrar, no máximo, 70 novo casos de covid-19 por dia;
- Testagem em massa: alunos, professores e funcionários seriam testados toda semana;
- Reabertura das escolas somente depois da chegada da vacina contra o coronavírus.  

O protocolo pretende evitar o abre e fecha da rede escolar, como foi registrado em países que retomaram as atividades presenciais e tiveram de fechar, porque os casos de covid aumentaram. A secretaria da Educação disse que avalia a proposta (Com EPTV).  

Leia mais:  
Ribeirão irá decidir na sexta-feira se escolas poderão reabrir  

Alunos da rede estadual farão testes da covid-19 em Ribeirão


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON