Equipes de busca encontraram, nesta terça-feira (14), a caixa preta do avião bimotor que caiu em Piracicaba e deixou sete pessoas mortas. O equipamento contém um sistema de registro de voz que deverá auxiliar nas investigações da FAB (Força Aérea Brasileira) e da Polícia Civil.
LEIA MAIS: Queda de avião mata família de empresário com atuação na região
Os destroços da aeronave foram recolhidos para apuração do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à FAB.
Na parte da polícia, as investigações deverão ser concentradas no 4º Distrito Policial de Piracicaba.
No bimotor estavam o empresário Celso Silveira Mello Filho e sua família, bem como piloto e copiloto.
Celso atuava como sócio da Cosan, empresa que possuí usinas em Sertãozinho, Morro Agudo e Guariba, além de um terminal de distribuição em Ribeirão Preto.
Veja a identidade das vítimas:
– Celso Silveira Mello Filho, 73 anos
– Maria Luiza Meneghel, 71 anos
– Celso Meneghel Silveira Mello, 46 anos
– Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin, 48 anos
– Fernando Meneghel Silveira Mello, 46 anos
– Piloto: Celso Elias Carloni, 39 anos
– Copiloto: Giovani Dedini Gullo, 24 anos
Assim como a Aeronáutica, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil também passaram esta terça averiguando o local do acidente.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave modelo King Air, prefixo PS-CSM, estava em situação regular.
Tragédia
A aeronave partiu pouco antes das 9h do aeroporto de Piracicaba. A viagem tinha como destino o Estado do Pará, onde a família passaria uma semana em sua fazenda.
Um vídeo mostra que, aproximadamente 15 segundos após a decolagem, o avião sofre a queda e colide contra uma área de mata próxima à Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Piracicaba. (assista abaixo)
Segundo informações, a última manutenção na aeronave teria sido realizada no dia 23 de agosto deste ano e o retorno à oficina ocorreu nesta segunda-feira (13).
Despedida
O velório da família de Celso Silveira Mello Filho acontece nesta quarta (15), das 9h às 10h30, em cerimônia restrita aos familiares, no Espaço Beira Rio, em Piracicaba.
O velório deverá ser aberto ao público das 10h30 às 15h.
Já o sepultamento dos corpos está previsto para o Cemitério da Saudade, em Piracicaba. O horário, porém, não foi divulgado.
Os corpos de piloto e copiloto, no entanto, ainda dependiam de liberação por parte do IML (Instituto Médico Legal).