A casa de repouso Fases da Vida, onde uma idosa de 81 anos morreu e foi encontrada após mais de 3h dentro de uma piscina, foi interditada pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (24), por falta de regularização junto a Divisão de Vigilância Sanitária.
Em nota, a pasta informou que após inspeção no local constatou que não há empresa constituída e, diante disso, foi lavrado auto de infração e termo de interdição cautelar, que determina que o responsável pelo local encaminhe os idosos para às famílias ou outra instituição licenciada.
O acidade on Ribeirão entrou em contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) para questionar sobre a transferência dos idosos, porém, o retorno enviado foi referente a morte da idosa e não ao que foi questionado (veja abaixo).
“O 3º Distrito Policial de Ribeirão Preto está investigando todas as circunstâncias do ocorrido. A vítima, uma mulher de 81 anos, foi encontrada morta próxima à piscina de uma clínica, localizada na Rua Tenente Catão Roxo, no bairro Vila Tibério, por volta das 19h desta quinta-feira (23). A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. Segundo as informações obtidas, a idosa morreu afogada na piscina do local. Exames foram solicitados ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado como morte suspeita na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto.“
Leia na íntegra nota da Secretaria da Saúde:
“A secretaria municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária informa que a instituição que abriga idosos, localizada na rua tenente catão roxo, nº 1566, não está regularizada neste órgão.
Em inspeção realizada hoje, 24 de maio, após o conhecimento da ocorrência de um óbito de idosa, a Vigilância Sanitária constatou que não há empresa constituída no local, sendo lavrado auto de infração e o respectivo termo de interdição cautelar, para que o responsável encaminhe os idosos para as famílias ou outra instituição licenciada pelo órgão”.
Sobre a morte da idosa
Uma idosa de 81 anos morreu no início da noite desta quinta-feira (23), depois de ser encontrada dentro de uma piscina, em uma casa de repouso particular no bairro Monte Alegre, zona Oeste de Ribeirão Preto.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), a idosa, que teria Alzheimer e vivia na casa, teria ficado desaparecida por mais de 3 horas, quando foi encontrada por funcionários no interior da piscina em um imóvel ao lado, também utilizado pela casa de repouso, na rua Tenente Catão Roxo, mas que estaria sem regularização. A mulher teria caído na água por volta das 15h30, de acordo com imagens do circuito de segurança entregues à polícia, e sido localizada às 18h50.
Ainda consta no registro que a equipe da clínica retirou a vítima da água, iniciou as manobras de ressuscitação e chamou o Samu, mas a idosa não resistiu. A causa provável da morte seria afogamento, conforme guia assinada por um médico.
O BO foi registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) Permanente como morte suspeita e acidental para investigação da Polícia Civil.
Outro lado
A casa de repouso Fases da Vida disse, por meio de mensagem ao acidade on, que está em luto.
A reportagem também encaminhou questionamento sobre o imóvel onde há a piscina e que estaria em processo de regularização, mas ainda não houve resposta.
SAIBA MAIS
Homem é atropelado e esfaqueado por ex-mulher na região de Ribeirão; Veja o vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM