- Publicidade -
CotidianoCasos de infarto aumentam 25% no Brasil de acordo com o SUS

Casos de infarto aumentam 25% no Brasil de acordo com o SUS

De acordo com dados do SUS, só em 2022, foram mais de 100 mil casos de infarto no Brasil

- Publicidade -

Por Solimar Luz (Agência Brasil)

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil teve aumento de 25% no total de internações por infarto nos últimos seis anos. Só em 2022, mais de 100 mil casos foram atendidos.

- Publicidade -

Para o cardiologista Roberto Botelho, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a saúde do coração é um dos maiores desafios na área da saúde.

“Há um estudo feito em 60 países que mostrou que quanto menor a renda per capita e o nível educacional de uma população, pior os indicadores da saúde cardiovascular, maior a mortalidade por infarto, maior a hipertensão, maior epidemia. Por isso por isso fica quase que automático a gente supor – e dados mostraram isso – que a saúde cardiovascular do brasileiro vai mal e vem piorando.

O especialista avalia que é urgente investir em recursos tecnológicos como forma de prevenção e tratamento. E ressalta a importância de um olhar mais atento para os efeitos das doenças cardiovasculares.

VEJA TAMBÉM

Suspeito de matar e enterrar mulher em quintal na região de Ribeirão zomba do crime

Praça na Vila Tibério, em Ribeirão Preto, recebe feira de artesanato

- Publicidade -

Casos podem evitados com hábitos saudáveis

Ainda de acordo com o médico, 85% dos riscos que levam a doenças cardiovasculares podem ser evitados com hábitos saudáveis.

Só 15% que a gente não consegue modificar. Você consegue modificar o fato de ter na família uma genética de doença cardiovascular. Então qual é a melhor prática? Aí vem uma notícia muito boa: se você pratica exercícios, toma cuidado com seu intestino e procura uma comida mais saudável, se aplica  técnicas para diminuir o estresse, isso são medidas baratas que dependem muito mais da vontade de disponibilizar um tempo para aquilo e priorizar. Com isso, a gente consegue uma transformação muito impactante na saúde populacional e individual.”

O Sistema Único de Saúde oferece atendimento gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, em Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para a Atenção Especializada, onde terá toda assistência para o acompanhamento com especialista, exames, tratamento e os procedimentos necessários, ambulatoriais ou cirúrgicos.

LEIA MAIS

Quais são os distúrbios de saúde mental mais comuns?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -