Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Menina de 1 ano é picada por escorpião dentro de creche em Sertãozinho

Criança estava fazendo atividade dentro de sala de aula quando sofreu picada; Divisão de Controle de Vetores afirma que três bairros da cidade estão infestados de escorpiões

| ACidadeON/Ribeirao

Foto ilustrativa (Foto: Josch13 / Pixabay)


Uma menina de 1 ano foi picada por um escorpião em uma creche de Sertãozinho na terça-feira (12).

De acordo com a prefeitura, a criança estava fazendo uma atividade dentro de uma sala de aula na creche Terezinha Bachega Favaretto quando se acidentou. Ela foi levada até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, atendida e depois transferida para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

A vítima recebeu o soro antiescorpiônico, tem quadro estável e está fora de risco. A Secretaria de Educação afirma acompanhar o caso e prestar todo o auxílio à criança e à família.

Bairros com problemas

De acordo com Juliano Mossin, chefe da Divisão de Controle de Vetores, três bairros da cidade, incluindo o que a creche está localizada, está infestado de escorpiões. Além da Cohab 8, que já teve quatro pessoas picadas, o Centro da cidade e o Jardim Bandeirantes, que tiveram 11 e 4 casos, respectivamente, também estão no foco da prefeitura.

"Fizemos alguns trabalhos de remoção de entulho, inclusive em outro bairro que tem área verde, fizemos remoção de três caminhões de entulho e capturamos 150 escorpiões", relatou Juliano à EPTV. 

Porém, o chefe da Divisão afirma que a cidade não tem doses do soro antiescorpiônico. "A gente mandou um oficio para o GVE [(Grupo de Vigilância Epidemiológica)] para tentar receber soro porque é uma determinação do Estado as cidade que recebe. Infelizmente ainda não temos o soro, quando normalizar a produção do soro o GVE prometeu que vai entregar para Sertãozinho e treinar os profissionais para aplicação do soro quando for necessário". Mas Juliano lembra que 90% dos casos de picadas de escorpião são benignos, portanto não há a necessidade de tomar soro.  

Caso um morador encontre escorpiões em casa, é recomendado entrar em contato com a Divisão pelo telefone (16) 3945-5369. (Com EPTV)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON