Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Acumulador que dormia em caminhão é atendido por psicólogos

Homem é um idoso de 85 anos; Em um dia, foram retirados seis caminhões de lixo do local

| ACidadeON/Ribeirao

 
A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou, nesta quarta-feira (12), a retira de lixo da casa de um acumulador do bairro Jardim Florestan Fernandes, na zona Leste.

No local, vive o idoso Sebastião Pereira, de 85 anos, que agora vai receber acompanhamento psicológico. "Esta não é apenas uma ação de limpeza. É uma ação que promove encaminhamento aos serviços públicos de saúde e assistência. Ele será atendido por um psicólogo", informou Kelly Cristina da Silva, coordenadora do Comitê Intersecretarial.

Seu João usava como casa a cabine de um antigo caminhão Ford 350. Entre o que foi retirado, há uma grande quantidade de materiais inservíveis, telhas quebradas, latas e pneus velhos, restos de eletrodomésticos e sucatas de veículos.

No primeiro dia de serviço, a Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) retirou quatro caminhões de lixo e dois de materiais recicláveis do local. O trabalho terá continuidade nesta quinta-feira (13), com a expectativa de retirada de mais um caminhão de lixo.


Comitê

Formado pelo Fundo Social de Solidariedade, pelas secretarias de Assistência Social, Saúde, Negócios Jurídicos, Meio Ambiente, Infraestrutura, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana, o Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação é responsável por articular ações de promoção e assistência à saúde, visando bem-estar físico, mental e social em cada caso identificado.

A Secretaria da Saúde, através do Departamento de Assistência à Saúde das Pessoas, fica responsável pelos cuidados físico e mental, assim como por realizar o atendimento das pessoas e suas famílias em atuação conjunta da Atenção Básica com o serviço especializado de saúde mental. Cabe ao Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento realizar as visitas domiciliares para identificar os riscos sanitários à saúde individual e coletiva, além de executar as ações cabíveis.
 
 
Mais destaques do dia: 
 
Escolas de Ribeirão são alertadas sobre o "Desafio da Rasteira"
 
 
Dárcy Vera começa a trabalhar em rede de hotéis de Ribeirão

Mais do ACidade ON