Após quatro anos, o Brasil pode ter a volta do Horário de Verão. O futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está promovendo uma enquete no Twitter sobre o tema. O futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também mencionou a volta do Horário de Verão nas redes sociais.
O Brasil suspendeu a mudança de horário em 2019, primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida consiste em adiantar o relógio em uma hora no mês de outubro. A medida visa economizar energia elétrica, estendendo a presença da luz do Sol no momento de maior atividade das pessoas. Ao fim do Horário de Verão, geralmente em fevereiro, o relógio é atrasado em uma hora.
Justiça veta uso da personagem Fonfon pela Carreta Furacão de Ribeirão
Theatro Pedro II tem concerto com atração internacional e entrada gratuita
O horário de verão foi criado em 1931 e aplicado no país em anos irregulares até 1968, quando foi revogado. A partir de 1985, foi novamente instituído e foi aplicado todos os anos, até a virada de 2018 para 2019.
Não há uma data para que o futuro governo Lula/Alckmin defina se o Horário de Verão realmente vai volta. Como a gestão começa em 1° de janeiro de 2023, se a alteração no relógio voltar, ela deve ser adotada a partir de outubro do ano que vem.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?— Lula (@LulaOficial)
November 7, 2022