Aguarde...

cotidiano

Covid-19: Hemocentro busca plasma doado por pacientes curados

Técnica em teste na USP de Ribeirão Preto tenta acelerar desenvolvimento de anticorpos em infectados pelo coronavírus para transplante em doentes; saiba como doar

| ACidadeON/Ribeirao

Estudo busca plasma de pessoas curadas da covid-19 (Foto: fernandozhiminaicela / Pixabay)
 

O Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) iniciou campanha para arrecadar plasma (composto de proteínas e água, encontrado no sangue) de pacientes curados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 
 
A técnica, testada na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão, é chamada de transferência passiva e busca transplantar o plasma de pessoas curadas em pacientes que se encontram em estado grave por conta da doença.  
 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS DA COVID-19 EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
 
Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o diretor do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rodrigo Calado, explicou que o estudo testa se os anticorpos desenvolvidos por pacientes curados poderão ajudar outras pessoas a se recuperar da covid-19. 
 
"Com infecções virais, nós produzimos anticorpos contra os vírus que já existem. Esse é o princípio da vacina, por exemplo, mas, ainda não a temos para o novo coronavírus. A ideia é adiantar essa formação", disse o diretor.  
  
Requisitos para doar
 
Para doar plasma é preciso ter laudo que ateste infecção pelo novo coronavírus, estar recuperado da doença e sem sentir sintomas há 14 dias.  
 
Além disso, é preciso ter mais de 50 quilos. Mulheres com histórico de gravidez não poderão doar. Uma entrevista será feita para avaliar se a pessoa está apta.  
 
Segundo o Hemocentro, a doação dura cerca de 40 minutos e é feita por meio de uma máquina que utiliza somente materiais descartáveis.
 
Serviço 
 
Local de doação 

Hemocentro de Ribeirão Preto

Rua Tenente Catão Roxo, 2.501 - entrada pela rua. Prof. Hélio Lourenço, Vila Monte Alegre 

Para agendar: 0800 979 6049 ou pelos números (16) 99246-2579 e (16) 98244-7188 (WhatsApp) 

E-mail: doador@hemocentro.fmrp.usp.br 

LEIA MAIS 

Hemocentro coordenará estudo inovador sobre o novo coronavírus 

Hemocentro de Ribeirão vai usar sangue de curados da covid-19

Mais do ACidade ON