Aguarde...

cotidiano

Acirp orienta comércio a utilizar regras da fase amarela

Associação que representa o setor de comércio defende argumentação usada pela Prefeitura; Estado diz que a região está na fase laranja

| ACidadeON/Ribeirao


Retomada dos setores segue em Ribeirão Preto (Foto: Weber Sian / ACidade ON 13 julho 2020)

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) orientou os empresários a se basearem nas regras da fase amarela do Plano São Paulo para os horários de funcionamento e limite de capacidade dos respectivos estabelecimentos.

Em nota divulgada no início da noite desta quarta-feira (9), a entidade cita uma possível revisão do rebaixamento da região à fase laranja do Plano São Paulo nesta sexta-feira (11). O Estado, porém, disse que não vai fazer tal revisão (veja mais aqui).

"A entidade se solidariza e parabeniza a Prefeitura de Ribeirão Preto por todo empenho em fazer o município permanecer na fase do Plano São Paulo em que se encontra, mantendo as atividades e os estabelecimentos em pleno funcionamento", diz a nota da Acirp.

Para a Associação, as medidas tomadas no Plano São Paulo "não refletem a realidade atual da situação da pandemia na região". Veja na tabela abaixo o que pode funcionar em cada fase do Plano SP. 
 
Veja o que é permitido em casa fase do Plano São Paulo

Situação

Oficialmente, a região de Ribeirão Preto, que compreende 26 municípios, está na fase laranja do Plano São Paulo. A próxima revisão para mudar de fase é apenas em 18 de setembro.

No entanto, a Prefeitura defende que durante o andamento dos recursos que está apresentando ao Governo de São Paulo - que faz a gestão do Plano SP - e para a Justiça, a população deve seguir as regras da fase amarela.

O argumento da prefeitura, porém, é rebatido pelo Governo de São Paulo, que afirma que todos os municípios paulistas devem respeitar a classificação do Plano São Paulo.

Mais do ACidade ON