Aguarde...

cotidiano

Fuvest: especialista em memorização dá dicas de estudos

Confira dicas de para se dar bem em um dos vestibular mais concorridos do país, marcado para o dia 10 de janeiro de 2021

| ACidadeON/Ribeirao

Confira as dicas do especialista abaixo (Imagem de arquivo: ACidade ON)
 

Marcada para o dia 10 de janeiro de 2021, a Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, com mais de 120 mil candidatos inscritos para disputar cerca de 8 mil vagas, é conhecida pelos temas aprofundados e pegadinhas em algumas questões.  

Por isso, o Grupo EPTV convidou Arthur Teixeira de Carvalho, especialista em memorização, para dar dicas de preparação e atalhos na hora de estudar. Está preparado? Então, vamos lá! 

De acordo com o professor, o primeiro passo é criar conexões criativas e usufruir o máximo possível da imaginação para isso. E o motivo é simples: as conexões feitas entre os neurônios e o cérebro necessitam de palavras-chaves para serem fixadas.  

"Se você estiver estudando biologia, por exemplo, é muito válido criar analogias e trocadilhos para que aquelas palavras difíceis e longas sejam mais fáceis de decorar", ele explica. 

O mesmo vale para todas as ciências. No caso da história, Carvalho diz que a forma mais fácil de criar relações é imaginar que o conteúdo da matéria é uma espécie de filme, com personagens, características e, principalmente, com os fatos que fazem a narrativa. 

Já na geografia, vivencias pessoais conectadas ao que está nos livros é uma boa saída. "O importante é entender que quanto mais correlações a gente cria, mais fácil será a memorização. E na pratica isso funciona da mesma maneira. Historinhas e brincadeiras engraçadas são ótimas ferramentas para a gente estimular o cérebro e ir bem na prova", finaliza. 
 
A Fuvest 

A Fundação Universitária para o Vestibular anunciou que, para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19), medidas extras de cuidado e prevenção serão adotadas na próxima edição da prova, adiada para o dia 10 de janeiro de 2021 também em Ribeirão Preto.  

A disputa dá acesso à USP (Universidade de São Paulo) e teve o período de inscrição encerrado no último dia 27 de outubro.  
A disponibilização de álcool-gel 70%, uso de máscaras, distanciamento social com manutenção de 1,5 metro entre os candidatos e ocupação máxima de 50% do limite de pessoas por sala são só alguns dos protocolos criados neste ano pela direção do vestibular. 

Confira todas as informações e mudanças já anunciadas aqui.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON