A onda de calor de atinge o interior de São Paulo desde o dia 22 de abril está impactando os temporais que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias, de acordo com a meteorologia.
Isso porque os fenômenos estão acontecendo devido a um bloqueio atmosférico que deixa o centro do país quente e seco. Esse cenário acaba impedindo que as frentes frias do Sul avancem para o resto do Brasil.
Nesta terça- feira (7), a Defesa Civil informou que subiu para 90 o número de mortos em razão das fortes chuvas. Segundo o boletim emitido pelo órgão, outros quatro óbitos estão em investigação. Além disso, 131 pessoas estão desaparecidas e 362 feridas.
Qual é a relação da onda de calor com as chuvas no RS?
De acordo com a Climatempo, os dois fenômenos são causados pela combinação da circulação de ventos que tem gerado um bloqueio atmosférico no Brasil.
Desde o final de abril a onda de calor que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país cria uma espécie de barreira que impede a passagem das frentes frias.
Isso acaba fazendo com que as chuvas (que deveriam atingir essas duas regiões nesta época do ano) fiquem concentradas apenas no Sul do Brasil. Segundo a meteorologia, a combinação de outros sistemas meteorológicos também contribuiu para essa situação.
Quando o bloqueio atmosférico vai acabar?
Esse bloqueio atmosférico deve continuar forte sobre o Brasil e a Climatempo prevê que essa situação deve continuar afetando as regiões até o dia 14 de maio.
A meteorologia informou que há probabilidade de novas frentes frias na segunda quinzena do mês de maio. Estas frentes frias devem ser continentais e ter força para quebrar o bloqueio atmosférico do ar quente.
Como fica a situação no Rio Grande do Sul?
A partir desta quarta-feira (8), o serviço de meteorologia alerta para a passagem de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul, que deve causar mais chuva forte em todo o estado.
Onda de calor permanece no interior de SP
A situação no interior de São Paulo não muda. As temperaturas devem continuar acima do normal e há alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias.
Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para onda de calor. Segundo o órgão, esse cenário causa riscos à saúde, já que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média pelo período maior do que cinco dias.
SAIBA MAIS
Fundo Social de Ribeirão recebe 20 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM