Uma faixa advertindo motociclistas em bairro da zona Norte de Ribeirão Preto repercutiu nas redes sociais e foi vista na manhã desta quarta-feira (18), na avenida Mário Covas, próxima a uma comunidade do bairro Adelino Simioni.
A mensagem diz: “Proibido dá grau e tirar de giro na comunidade do Simioni, pois está colocando a vida da população da comunidade em risco. Obs.: Sujeito a cobraça”.
Tirar de giro’ é uma gíria para quando o motociclistas aperta a embreagem até a moto fazer um barulho alto. Já ”chamar no grau’ é empinar a moto.
Faixa apareceu em outras cidades paulistas
Faixas ameaçando motociclistas, supostamente colocadas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), foram espalhadas nas periferias de várias cidades do Estado de São Paulo.
Nas faixas, os membros da facção dizem que vão ‘dar um cacete’ nos motociclistas que fizerem barulho ou empinarem as motos dentro da comunidade. Segundo investigação da polícia e do Ministério Público, os avisos foram colocados entre outubro e dezembro de 2021.
As investigações da promotoria apontam que os traficantes da comunidade buscam uma aproximação com a população que vive no local e também não querem que a polícia seja acionada pelos moradores que ficam incomodados com a situação envolvendo os motociclistas.
O que diz a Polícia
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), não comentou sobre a faixa encontrada em Ribeirão Preto e se há alguma ligação com facção criminosa.
A SSP só disse que a Polícia Militar (PM) realiza o policiamento ostensivo e preventivo nos locais citados com base em critérios técnicos e sistemas inteligentes e tem reforçado as ações na região mencionada.
VEJA TAMBÉM – Ladrões são presos em Ribeirão após furto de caminhão do gás