Uma nova frente fria se desloca em direção à região central do país nesta semana e pode provocar chuva preta em diversas regiões do interior de São Paulo.
Conforme a meteorologia, esse sistema pode trazer um alívio temporário para algumas regiões afetadas pelo calor extremo e fumaça densa, contudo, não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor. Entenda abaixo.
Como vai ser a nova frente fria?
De acordo com a previsão da Climatempo, o avanço dessa frente fria começa na sexta-feira (13) e trará chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
A previsão indica que o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul serão os estados mais afetados pela chegada dessa frente fria. Porém, São Paulo também será afetado por esse cenário.
Contudo, apesar do fenômeno trazer um alívio para as altas temperaturas, o calorão deve retornar após a passagem dessa frente.
Qualidade do ar vai melhorar?
Ainda de acordo com a previsão do serviço de meteorologia, o avanço da frente fria ajudará a limpar a atmosfera no Sul do país, contudo, redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
“Infelizmente, não há uma previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas”, explicou a Climatempo.
Chuva preta no interior de São Paulo
Por conta dos incêndios que atingem diversas regiões do sudeste do país desde o final de agosto, os meteorologistas alertam para a possibilidade de chuva preta em algumas regiões, como por exemplo, o interior de SP.
O fenômeno ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras.
SAIBA MAIS
Inmet prolonga alerta vermelho é no interior de SP; veja as cidades
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM