As equipes ligadas à Secretaria Municipal da Assistência Social, realizaram a abordagem de 216 pessoas em situação de rua até nesta sexta-feira (20) em Ribeirão Preto. Elas foram levadas para o acolhimento ou encaminhadas ao programa Recâmbio.
De acordo com a Pasta, nem todos aceitam acolhimento, mas para essas pessoas são entregues cobertores para que possam se aquecer do frio intenso principalmente na madrugada e início das manhãs. Com 5°C, Ribeirão Preto teve novo recorde de frio no ano nesta sexta.
Nesta sexta também foi anunciada mais uma medida de enfrentamento à frente fria, que deve durar até o começo da próxima semana. Nos dias 21 e 22 de maio, o Centro POP estará aberto em caráter emergencial, das 8h às 19h para que essas pessoas possam se abrigar do frio.
Outra medidas
Durante a semana, o horário de atendimento no Centro POP (das 8h às 17h) já havia sido estendido para às 19h, acolhendo por maior tempo possível as pessoas em situação de rua.
Também passou a ser oferecido caldo quente e transporte do Centro POP até as Casas de Passagem do município, onde poderão pernoitar e fazer mais uma refeição.
As pessoas que passarem a noite nas Casas de Passagem e manifestarem interesse ainda tem transporte a partir das 7h para levá-los novamente à região central, podendo permanecer no Centro POP, com acolhimento no abrigo de dia e de noite.
VEJA TAMBÉM – Onda de frio: Moradora cria varal solidário na zona Oeste de Ribeirão