A Gruta do Itambé, única aberta para visitação do público em Altinópolis, seguirá interditada por tempo indeterminado. O local está fechado desde o acidente na Gruta Duas Bocas, que matou nove bombeiros civis durante um treinamento no dia 31 de outubro, também no município.
Um laudo assinado por membros da Defesa Civil, especialistas e geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) aponta que há risco de novos desmoronamentos e recomenda que todas as grutas tenham monitoramento constante e sistemático.
VEJA TAMBÉM – ‘Sofri bastante e pensei em desistir’, diz sobrevivente de gruta
Diante das orientações, a coordenadoria de Defesa Civil de Altinópolis informou que irá interditar o acesso ao interior de todas as 19 grutas/cavernas localizadas no município, que constam no relatório gerencial do Ministério do Meio Ambiente, até que estudos preliminares sejam apresentados.
Os proprietários das terras onde as grutas estão localizadas serão notificados para que, pretendendo permitir o acesso ao interior do espaço, promovam o monitoramento constante e sistemático do local, bem como elaborem o devido estudo geológico e plano de manejo.
A Defesa Civil também encaminhou um ofício ao IPT solicitando apoio na realização de estudos voltados a garantir a segurança das grutas do município.