Na madrugada desta segunda-feira (13), tremores foram registrados em pelo menos quatro bairros de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, estado que é afetado por fortes chuvas desde o dia 29 de abril. Segundo a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), o que assustou os moradores da região se trata da acomodação de camadas rochosas subterrâneas. Veja o que causou o tremor de terra em Caxias do Sul:
O que causou o tremor de terra em Caxias do Sul?
Segundo o geólogo Caio Torques, diretor de Gestão Ambiental da Semma, o tremor de terra em Caxias do Sul foi causado pelo excesso de chuva nas últimas duas semanas no estado. Graças à lubrificação causada pela água, ocorreu uma aceleração das acomodações das rochosas.
LEIA TAMBÉM
Quando vai parar de chover no Sul?
ÉPra Cantar: conheça os semifinalistas do Sul de Minas
Quais são os riscos do tremor de terra?
Ainda segundo o diretor de Gestão Ambiental da Semma, o tremor de terra em Caxias do Sul não representa riscos à população.
“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foi sentido”, informou Torques. Apenas no ano passado, dois tremores deste tipo foram registrados na cidade.
Segundo o geólogo Sérgio Roberto Mattana, os tremores provenientes de acomodações de rochas em profundidade não são de hoje na região.
“Acontecem desde 1984 quando comecei a estudá-los, por diversos bairros da cidade, porém, foram medidos através de sismógrafos, e acusaram ser de baixa magnitude. Não deveram passar disso como sempre ocorreram. O susto é maior do que as possíveis consequências deles”, explicou.
LEIA MAIS