- Publicidade -
CotidianoHC aciona polícia após laudo de morte violenta de menina de 3 anos em Ribeirão Preto

HC aciona polícia após laudo de morte violenta de menina de 3 anos em Ribeirão Preto

Criança morreu na última sexta-feira (9), no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; instituição registrou um boletim de ocorrência

- Publicidade -

A Polícia Civil investiga a morte por trauma crânioencefálico (TCE) de uma criança de três anos que estava internada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP). O caso aconteceu na última sexta-feira (9) e foi a própria instituição que registrou um boletim de ocorrência (BO).

De acordo com a documentação do hospital, Sophia da Silva Fernandes deu entrada na unidade de emergência com “relato de quadro agudo grave de rebaixamento de nível de consciência e descerebração”.

- Publicidade -

Uma tomografia revelou hematoma subdural agudo, o que de acordo com médicos, pode ser explicado como um coágulo no crânio. Por causa dessa lesão, a menina passou por uma cirurgia de emergência, o que mostrou que ela tinha um edema cerebral gravíssimo, provocando amputação do encéfalo.

Conforme o laudo médico, a criança teve lesões graves na cabeça, inclusive, “sugestivas de trauma de grande energia”, já que Sophia tinha alterações de fundo de olho e não foi possível excluir a Síndrome do Bebê Sacudido.

Por telefone, Patrícia Buldo, delegada responsável pelo caso, disse que um inquérito foi instaurado para investigar um possível crime de maus tratos, mas que a autoria é considerada desconhecida.

Caiu no banho

À EPTV, a mãe da criança (que não quis se identificar) falou que antes de levar a filha para o HC, deixou a menina tomando banho e foi para a cozinha da residência em que vive. Ela acredita que Shopia tenha caído no banho.

 Ela me pediu para tomar banho. Nisso, eu levei ela para o banheiro, liguei o chuveiro e o sabonete, dei a buchinha para ela e eu fui fazer café. Tipo é o banheiro aqui ai assim virando é onde eu faço café

A mulher ainda disse que padrasto de Shopia teria entrado no quarto encontrado a menina caída no chuveiro.

- Publicidade -

“Em pouco tempo o meu marido entrou para trocar de roupa e ir comprar pão. Assim que ele entrou no quarto e voltou, ela já estava caída. Foi onde ele me chamou, pegou ela e trouxe até mim. Ai gente já foi para a UPA”

Sophia Da Silva Fernandes foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendido (UPA) e encaminhada para o HC. O advogado da mãe da menina afirma acreditar na chance de que ela tenha sofrido um mal súbito, pois teria nascido com diversos problemas de saúde.

O quadro clínico que a criança apresentou logo após o nascimento fez com que ela desenvolvesse algumas dificuldades que, segundo a mãe, levaram a criança até a sofrer dois episódios de convulsão. [A situação] nos faz pensar que isso possa ser resultado de algo congênito e não de um fato exterior, de uma agressão, de algum tipo de mau trato ou de acidente que ela tenha sofrido

Wagner Simões, advogada da mãe de Sophia

*Com informações da EPTV


SAIBA MAIS

Após mais de 6 horas, carreta continua tombada no Anel Viário Sul em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

‘Cheias de Charme’ acaba quando?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -