Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e influencia áreas de todas as regiões do país, neste final de semana, de acordo com a Climatempo.
Devido a esse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para o interior do estado de São Paulo, a partir das 12h deste sábado (08).
Um bloqueio atmosférico também continua atuando sobre o estado, deixando quase toda a região com muito sol, baixa umidade e temperaturas acima do normal para esta época do ano – clique aqui e veja como fica o final de semana em Ribeirão Preto.
Segundo monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nesta quarta-feira (07), a qualidade do ar no município é considera moderada. O problema é a presença de partículas inaláveis no ar (MP10).
O que diz o alerta do Inmet?
O alerta do Inmet foi identificado com a cor amarela e indica perigo potencial para baixa umidade até às 19h de sábado. Contudo, o alerta pode ser prorrogado a qualquer momento.
Conforme o comunicado, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices de umidade do ar abaixo de 60% são prejudiciais à saúde. Além isso, o órgão também alerta para o risco de incêndios florestais.
Quais regiões estão no alerta de baixa umidade?
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Campinas
- Bauru
- Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Araçatuba
- Marília
- Araraquara
- Itapetininga
- Assis
O que fazer nesse cenário?
Para se proteger dos efeitos nocivos à saúde provocados pela baixa umidade relativa do ar, é importante que algumas medidas sejam realizadas, como por exemplo:
- Manter uma boa hidratação, por meio da ingestão de líquidos, principalmente ao praticar exercícios físicos a céu aberto.
- Umidificar os olhos com colírios umectantes, principalmente se existe a utilização de lentes de contato. Usar umectantes labiais também pode ajudar.
- Evitar se expor a ambientes secos, sobretudo para pessoas imunodeprimidas ou com histórico de complicações respiratórias.
- Aumentar a ventilação dos ambientes fechados, para dificultar a transmissão de patógenos por via aérea também é uma opção.
SAIBA MAIS
Saiba o que aconteceu com filhote de gato preso em árvore na zona Oeste de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Festa do Peão de Americana: relembre a primeira edição contudo,