A PF (Polícia Federal) informou que um esquema de venda de carros de luxos e motos esportivas financiava a compra e o desvio de cafeína para produção e preparação de cocaína em Ribeirão Preto.
Durante a Operação Car Wash, realizada nesta quinta-feira (30), os agentes da PF e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), também encontraram o laboratório onde era realizado o refino da droga, que ficava no Ipiranga, na zona Norte.
Segundo a denúncia, a organização estaria comprando de forma lícita a cafeína para colocar o elemento na mistura da cocaína e aumentar a quantidade da droga. O delegado da PF, Marcellus Henrique Araújo afirma que os criminosos teriam movimentado oito toneladas de cafeína.
“Essa quantidade que foi identificada possibilitou a produção de 26 toneladas de cocaína”, afirma o delegado, que disse que a quadrilha agia em Ribeirão Preto há cinco anos. A cafeína era comprada junto a uma empresa de suplementos alimentares.
Carros de luxo
Durante a operação, 16 pessoas foram presas pelos agentes da Polícia Federal, que também realizaram a apreensão de carros de luxo e motocicletas esportivas. Marcellus Henrique conta que a quadrilha fazia a lavagem de dinheiro movimentando o mercado de carros de luxo.
A quadrilha estava dividida em três partes: o grupo que financiava o crime, quem preparava a droga, e quem distribuía. Os nomes dos acusados não foram divulgados.
Além de Ribeirão Preto, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em São João da Boa Vista e em Rifaina.
VEJA TAMBÉM
Novembro se despede com previsão de pancadas de chuva no interior de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS