Pensando em ajudar os mais vulneráveis à onda de frio, uma moradora da Vila Tibério, na zona Oeste de Ribeirão Preto, resolveu criar um varal solidário na praça José Mortari.
A iniciativa começou na última segunda-feira (16) e, desde então, tem disponibilizado roupas a pessoas em situação de rua, conforme explica Regina Felício, responsável pela ação.
VEJA TAMBÉM: Com 5°C, Ribeirão Preto tem novo recorde de frio no ano nesta sexta
“Eu moro aqui no bairro e já vinha com essa ideia desde o ano passado. Agora que começou esse frio, pensei em colocar umas roupas. Trouxe algumas da minha casa e outras estão começando a vir”, disse a moradora.
Regina é agente comunitária de saúde e trabalha na UBS (Unidade Básica de Saúde) Wilma Delphina de Oliveira Garotti. A unidade fica próxima da área onde o varal foi instalado, na rua Monte Alverne.
Além das doações feitas por ela, outros moradores e até funcionários da UBS também estão contribuindo com a iniciativa, expandindo a rede de apoio. Percebendo a mobilização, Regina espera que a ação dure até o inverno e convida a todos que puderem ajudar.
“É a primeira vez que eu faço algo do tipo. Está sendo muito bom, vem um calor de dentro da gente ao saber que estamos conseguindo ajudar alguém nesse frio. Aquece o coração e a alma”, concluiu.
Acolhimento
Na última quarta (18), a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a ampliação de medidas para acolhimento de pessoas em situação vulnerável. Houve a intensificação nas buscas ativas e a oferta de caldo quente ao público (clique e saiba mais).