A Receita Federal e órgãos parceiros deflagraram nesta quinta-feira (9) a operação Metalmorfose, que apura esquema no setor de cobre utilizado para a emissão de R$ 17 bilhões em notas fiscais fraudulentas de 2018 a 2020. Há 39 mandados de busca e apreensão, dos quais um em Ribeirão Preto e dois em Orlândia.
Segundo a Receita, o esquema, considerado “sofisticado”, consistia no uso de empresas fantasmas para emissão de notas fiscais fraudulentas, supostamente relativas à venda de produtos e sucata de cobre. Foram identificados três núcleos: o de empresas fantasmas, conhecidas como “noteiras”, o de fornecedores de produtos de cobre e de clientes, que seriam empresas paulistas com atuação neste setor.
“Além dos três núcleos, foram participantes ativos o principal operador do esquema e contadores coniventes que atuaram para a abertura e manutenção de pelo menos 113 empresas fantasmas já identificadas”.
Receita Federal
Além de Ribeirão e Orlândia, a operação também acontece em São Paulo, Santo André, Campinas, Guarulhos, São Caetano do Sul, Sorocaba, Bertioga, Espírito Santo do Pinhal, Indaiatuba, Jambeiro, Mauá, Mogi das Cruzes, Sumaré e Joinville (SC).
Os nomes das empresas não foram divulgados.
A ação também reúne a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz/SP), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e o Ministério Público de São Paulo e de Santa Catarina.
SAIBA MAIS
Tombamento de caminhão deixa vítima e causa interdição no Trevão de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM