O Parque Olhos D’Água, na zona Sul de Ribeirão Preto, segue interditado e sem prazo de reabertura. O local está fechado há quase um ano – a interdição ocorreu no dia 12 de julho de 2021 – por conta de uma infestação de carrapatos-estrela.
O parasita pode ser encontrado em equídeos, bovinos, em outros animais domésticos e em animais silvestres. No parque, o parasita foi encontrado nas capivaras. O carrapato-estrela pode transmitir a febre maculosa que, em alguns casos, pode levar até a morte.
VEJA TAMBÉM
Saiba o que o carrapato encontrada nas capivaras pode ocasionar
Começa greve dos motoristas de ônibus nesta terça em Ribeirão Preto
O que diz a Prefeitura
O caso está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto que, por meio de nota, que para ser realizado qualquer tipo de manejo é necessária a aprovação e participação do IBAMA. Em dezembro de 2021, porém, a Pasta afirmou ao acidade on que já havia iniciado estudos para conter a infestação.
A Saúde de Ribeirão Preto informou a ainda que, em relação as capivaras, que estão confinadas no local, a competência para acompanhar é da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo Departamento de Fauna.
VEJA MAIS
Veja como fica o tempo no 1º dia do inverno em Ribeirão Preto e região