A PF (Polícia Federal) realiza, na manhã desta terça-feira (28), uma operação que visa desarticular uma organização criminosa, de âmbito internacional, que desviou cerca de R$ 10 milhões de contas bancárias de clientes de bancos em Portugal. Entre as cidades onde acontece a “Operação Redescobrimento” está Ribeirão Preto.
Os cumprimentos de 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva estão sendo realizados nas cidades do interior de São Paulo: Ribeirão Preto, Campinas, São Bernardo do Campo, Caraguatatuba e Jacareí. Além de outros municípios em diversos estados como: Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Gurupi (TO), Vila Velha (ES) e Brasília (DF) também estão.
Segundo a PF, os mandados de prisão preventiva resultaram na prisão dos suspeitos em Fortaleza (2), Imperatriz (1), Gurupi (1), Jacareí (1) e São Bernardo do Campo (1).
Sobre a Operação Redescobrimento
As investigações da Polícia Federal do Brasil começaram após informações da “Operação Vera Cruz”, realizada em Portugal, serem passadas pela Polícia Judiciária do país europeu às autoridades do Brasil.
Durante as apurações, foi identificado que os criminosos, espalhados por várias cidades brasileiras, fraudavam contas bancárias em Portugal, inclusive com divisão de tarefas entre os integrantes. Entre uma dessas funções, haviam pessoas com a função especializada de fazer ligações telefônicas, com sotaque português, para convencimento das vítimas portuguesas.
Como eram feitas as transações
De acordo com a Polícia Federal, os valores obtidos pelas contas de Portugal, inicialmente, eram desviados para contas bancárias abertas em nome de “laranjas” em Portugal. Em seguida, o dinheiro chegava ao Brasil, por meio de contas abertas em empresas, que realizavam transferências e remessas internacionais de valores.
Depois disso, os valores eram transferidos ou sacados em espécie e, logo em seguida, depositados aos criminosos, que agiam na organização, o que fazia o dinheiro ser lícito.
Crimes praticados
A PF informou que durante essa operação são investigados os crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro.
SAIBA MAIS
Motociclista de 19 anos morre após bater moto em poste na região de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM