Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Ladrões usam uniformes da CPFL para furtar casas em Ribeirão Preto

Polícia Civil alerta para golpe, que também teve casos registrados em Franca e Campinas; CPFL afirma que não faz reparos dentro de residências

| ACidadeON/Ribeirao

A Polícia Civil de Ribeirão Preto está investigando uma série de furtos a residência onde os ladrões afirmam ser funcionários da CPFL (Companhia de Força e Luz Paulista) Energia para entrar nas casas das pessoas.

De acordo com o delegado Paulo José Esteia Piçarro, a ação é realizada por uma organização criminosa especializada em furtos a residências. Eles abordam principalmente idosos em suas casas e afirmam que realizarão reparos na rede elétrica. "Geralmente se apresentam com uniforme, crachá da empresa concessionária de energia, dizendo que iam efetuar reparos na residência. Enquanto um distrai a atenção da vítima, o outro vai até a casa e subtrai pertences, principalmente dinheiro", explica o delegado.  

A polícia afirma que três pessoas já denunciaram os ladrões e a suspeita é de que eles também estejam envolvidos em assaltos em Franca e em Campinas. "Acreditamos que haja mais vítimas, inclusive vítimas que nem se deram conta de que foram subtraídas, pois tudo é na clandestinidade". 

Três suspeitos já foram identificados com a ajuda de câmeras de segurança, que mostram parte da ação dos suspeitos. Eles têm passagem por furto, estelionato e formação de quadrilha em Campinas. Eles chegaram a prestar depoimento, mas foram liberados.  Com eles, a polícia encontrou ferramentas e uniformes. "Temos já a identificação de três deles, temos as fotos, vamos reunir mais vítimas e pedir a prisão preventiva dessa associação". 

O delegado alerta que os prejuízos podem ser evitados se as pessoas levar em consideração algumas orientações. "A companhia não faz reparos no interior da residência. Tudo no interior da residência corre por conta do consumidor então é bom alertar a população de não aceitar esse tipo de visita", afirma Paulo. (Com EPTV)

Confira abaixo as recomendações da CPFL Energia quando houver suspeitas de fraude ou estelionato:

Sobre a conta de energia

Além da sua fatura ou conta de energia, a CPFL também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente

A empresa implantou o sistema de QR Code (tarja quadrada do lado externo da fatura) para auxiliar na gestão de entrega das contas de energia elétrica. As informações presentes no código são as mesmas que existem impressas externamente e
não revela dados pessoais do cliente.

Em caso de conta suspeita, acesse o site da CPFL, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido.

Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a CPFL disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.

Em caso de dúvida, a CPFL orienta os clientes a procurarem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site.

Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço CPFL

Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em dinheiro durante ou após
atendimento, não importa qual seja o motivo.

O acesso do colaborador ou prestador de serviço da CPFL está restrito ao medidor de energia elétrica.

Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.

Sobre contatos via telefone e e-mail

A CPFL não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via fatura de energia.

A CPFL não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.

A CPFL ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.

Em situações suspeitas, a CPFL orienta o cliente não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado.

Veja também