Amanhã, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, a Prefeitura de Ribeirão Preto vai inaugurar o túnel da avenida Nove de Julho. Mas depois de 3 anos de obra, o acidade on tem recebido muitos questionamentos sobre o motivo de o túnel ser de sentido único.
Nesta semana, a Prefeitura divulgou um texto com uma explicação para esse questionamento. De acordo com a engenheira Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela obra, seria inviável construir duas pistas no túnel porque seriam necessárias muitas desapropriações.
“Tal medida implicaria em muitos milhões de reais para cobrir o valor dos imóveis do entorno, além de exigir anos de ações de desapropriação, inviabilizando a obra”, disse a engenheira.
De acordo com a Prefeitura, também não seria viável construir um viaduto, porque “exigiria a desapropriação de alguns imóveis e ‘afundaria’ os andares mais baixos de outros.
“O projeto previu todas essas questões, além de testes prévios que comprovaram a fluidez do trânsito presente”, diz a engenheira Venegas.
VEJA TAMBÉM
Previsão do tempo: Veja se vai continuar chovendo no interior de SP
Veja o que se sabe sobre o assalto sofrido por vereador em Ribeirão Preto
Não há passarela para pedestres
Contudo, no material divulgado pela Prefeitura, a engenheira ainda esclarece que a passarela interna do túnel, cercada por gradis, não é destinada a pedestres.
“Trata-se apenas de uma passarela de emergência para trabalhadores e pessoas que, por ventura, tenham que entrar ou sair a pé no túnel”, enfatizou.
O túnel, que vai ligar as avenidas Independência e Presidente Vargas, por baixo da avenida Nove de Julho, vai se chamar José Bonifácio de Andrada e Silva e custou aproximadamente R$ 30 milhões. A inauguração é nesta quinta-feira, às 10 horas.
Informações sobre o túnel José Bonifácio:
– Há um jardim suspenso instalado sobre a obra (praça Salvador Spadoni)
– Há uma passarela de segurança com gradis na área interna
– Duas clarabóias garantem a ventilação e a iluminação
– São 119 luminárias dentro do túnel
– A pista tem 381 metros de extensão (cerca de quatro quarteirões), sendo 178 metros de área fechada
– Foram plantadas 742 mudas de árvores, sendo 232 no entorno da obra
– Foram utilizados 4.727 m³ de concreto e 361 toneladas de aço
– 19 mil usuários de ônibus passarão todos os dias no local
– 48 mil veículos circularão diariamente pelo trecho
LEIA MAIS
Espaguete à carbonara: confira receita da Ana Maria com bacon e parmesão