O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou na tarde desta quarta-feira (7), a publicação de um decreto que permite a reserva de R$ 25 milhões para compra de vacinas contra o novo coronavírus (covid-19). De acordo com o prefeito, o montante deve permitir a compra de até 500 mil doses do imunizante.
LEIA MAIS – SP define início da vacinação para pessoas com 65, 66 e 67 anos
Segundo Nogueira, o secretário da Casa Civil Ricardo Aguiar está em contato com representantes do laboratório AstraZeneca, que desenvolveu a vacina em parceria com a Universidade de Oxford e, no Brasil, conta com o auxílio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
“Nós já estamos preparados para que, assim disponível, poder fazer a compra”, declarou o prefeito. Além disso, ele afirmou que o consórcio de municípios, instituído para compra das vacinas, também se aproximou de um acordo com um laboratório chinês para compra dos imunizantes.
A prefeitura se valeu de duas leis municipais, uma de autoria da vereadora Duda Hidalgo (PT), e outra da própria administração que permitiu a adesão ao consórcio de municípios.
As leis permitem a aquisição do imunizante, desde que o PNI (Plano Nacional de Imunização) não consiga suprir a demanda no País.
Os laboratórios que têm acordo de comercialização de vacinas com o Governo Federal ou que estão em negociação com o ministério da Saúde, não podem vender para outros entes.