Está calor? Pois saiba que a previsão do tempo aponta que ainda vai esquentar. O pico da onda de calor no interior de São Paulo deve acontecer entre os dias 17 e 18 de novembro, com a temperatura chegando aos 43°C.
Segundo a plataforma Climatempo, esta é a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro de 2023.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país”, disse meteorologista Vinicius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo.
“Potencialmente, teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande”, completou o especialista.
Todo o Estado de São Paulo está sob alerta vermelho de calor. O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e é válido até quarta-feira (15). A tendência, porém, é que o alerta seja prorrogado até 18 ou 19 de novembro.
Previsão para Ribeirão Preto
A partir deste domingo (12), Ribeirão Preto tem previsão de temperaturas máximas de 40°C ou mais por oito dias consecutivos.
Mas o pico da onda de calor deve acontecer na sexta-feira (17) e no sábado (18), quando, segundo a Climatempo, a temperatura deve atingir 43°C.
Nesse período, entre 12 e 19 de novembro, há possibilidade de chuva. Mas se as chuvas acontecerem, serão pancadas isoladas. Mas essa chuva não será o suficiente para diminuir o calor.
Dicas para amenizar os efeitos do calor:
- Tome bastante água
- Tenha atenção especial com idosos, crianças e pets
- Não pratique atividades físicas ao Sol entre 10h e 16h
- Ao sentir-se mal, tome um banho frio para resfriar o corpo
- Use ventiladores e possibilite corredores de vento dentro das residências
- Use roupas de cama de algodão
- Evite usar o forno do fogão da cozinha
- Ao andar a pé, pare um pouco em lojas com ar-condicionado
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Ribeirão Preto está sobre um vulcão adormecido? Veja a explicação