A nova onda de calor que começou a influenciar o interior do estado de São Paulo, nesta segunda-feira (22), vai se prolongar durante a reta final do mês de abril e o começo de maio, de acordo com a meteorologia.
Os impactos desse calorão já começaram a ser sentidos em algumas regiões de São Paulo, Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás e no sudeste do Mato Grosso, que foram consideradas as regiões mais secas do Brasil na segunda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Barretos, por exemplo, cidade do interior paulista, o nível de umidade no ar chegou aos 23%, de acordo com o órgão.
Quando termina a onda de calor no interior do estado de SP?
A meteorologista Paola Bueno, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e do Meteored, explica que um padrão de alta pressão começará a se intensificar a partir de quinta-feira (25).
Essa alta pressão em médios níveis da atmosfera, segundo o modelo do ECMWF, deverá continuar a se intensificar até o dia 06 de maio.
O que é uma onda de calor?
Ainda de acordo com a meteorologista, uma onda de calor é estabelecida “quando as temperaturas se mantêm bem mais altas que o normal sobre uma mesma região por pelo menos cinco dias consecutivos”.
Em Ribeirão Preto, por exemplo, a previsão do tempo aponta para temperaturas máximas entre 33ºC e 35ºC, até o começo de maio.
Cuidados durante uma onda de calor
Durante os períodos de onda de calor, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco.
Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde.
Outra orientação da Defesa Civil é de que a população evite realizar atividades físicas externas no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.
Roupas leves, alimentação com frutas e verduras, ambientes fechados umidificados e uso de protetor solar fazem parte das recomendações.
SAIBA MAIS
Estação, avenidas e cervejaria: Veja quais são os locais tombados em Ribeirão Preto entretanto,
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que significa Tranca-Rua? Termo usado por Ludmilla contudo,