A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta quinta-feira (11) o edital para contratação de uma empresa que deve construir o abrigo da locomotiva, que ficava na praça Francisco Schmidt, na região Central.
A Maria Fumaça foi retirada do local em 2020 para que ela fosse restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em Campinas. De acordo com a secretaria da Cultura, a restauração custou R$ 749 mil.
Segundo o edital publicado no Diário Oficial do Município, o orçamento para construção da miniestação, foi estimado em R$ 523,8 mil. O abrigo deve ser instalado no parque Maurílio Biagi, como revelou o acidade on Ribeirão em março.
As empresas interessadas em participar da licitação podem entregar as propostas até 8h45 do dia 29 de agosto. Contudo, é necessário realizar uma visita técnica, que deve ser agendada junto à prefeitura, até o dia 26.
Antes de ser enviada à oficina para restauração, a locomotiva estava em estado de deterioração, em razão dos casos de vandalismo e furto de peças na praça Francisco Schimidt.
A Maria Fumaça foi fabricada em 1912 na Alemanha e foi utilizada para escoar a produção agrícola da região até o porto de Santos, no início do século passado. Ela é considerada patrimônio tombado pelo Conpacc (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural).