Ribeirão Preto, Franca e Araraquara, são os municípios da região que aparecem no ranking de cidades mais seguras do Brasil, de acordo com os dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O anuário divulgado na última sexta-feira (4), pela MySide, tem como principal indicador a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes.
No ranking dos municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Ribeirão Preto aparece em 5º lugar, com um total de 10,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade fica atrás de Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Osasco (SP) e Florianópolis (SC), respectivamente.
Já na classificação das cidades entre 200 mil e 500 mil de habitantes, Araraquara ocupa a segunda colocação da lista, com 3,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Um pouco mais abaixo, Franca aparece em 6º lugar, com 7 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
VEJA TAMBÉM
Motorista foge após atropelar motociclista em rodovia da região de Ribeirão Preto
MP quer a perda do mandato de vereador de Ribeirão acusado de ‘rachadinha’
Ranking Geral do Brasil
No país, as capitais mais seguras para comprar um imóvel e morar, segundo a pesquisa, são Florianópolis e São Paulo. A primeira colocada tem 9,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes e a segunda 13 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Clique aqui e veja o anuário completo.
O ranking utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, para calcular os índices.
No total, foram analisados os dados de 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2022, consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
LEIA MAIS