- Publicidade -
PoliticaMP quer a perda do mandato de vereador de Ribeirão acusado de ‘rachadinha’

MP quer a perda do mandato de vereador de Ribeirão acusado de ‘rachadinha’

Ministério Público de São Paulo denunciou o vereador Sérgio Zerbinato, de Ribeirão Preto, pelo suposto esquema de rachadinha em seu gabinete

- Publicidade -

O vereador Sérgio Zerbinato (PSB), de Ribeirão Preto, foi denunciado pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por um suposto esquema de ‘rachadinha’ em seu gabinete. A promotoria pede a perda do mandato do parlamentar.

De acordo com o promotor de Justiça auxiliar Paulo César Souza Assef, uma ex-assessora do parlamentar teria devolvido parte dos pagamentos recebidos no Legislativo. O promotor denunciou Zerbinato pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e em concurso material.

- Publicidade -

A irmã e o cunhado do parlamentar também foram denunciados pela promotoria. O caso ainda precisa ser analisado pela juíza Carolina Moreira Gama, da 1ª Vara Criminal de Ribeirão Preto.

VEJA TAMBÉM

Alexandre de Moraes manda soltar moradores de Ribeirão presos em atos golpistas

Quem são os brasileiros que morreram na guerra da Ucrânia; Mulher era de Ribeirão Preto

- Publicidade -

Para o MP-SP, uma ex-assessora do vereador teria feito pagamentos em contas bancárias da irmã de Zerbinato para manter o emprego no Legislativo. A funcionária prestou serviços no gabinete do vereador entre janeiro e agosto de 2021.

“[…] praticou condutas rechaçadas pelo ordenamento jurídico e castigadas pelo direito penal, alcançando não apenas o agente político que, valendo-se ilicitamente do mandato obtido e transgredindo suas nobres funções, atenta contra a moralidade administrativa”, afirma o promotor.

Outro lado

A reportagem procurou o vereador Sérgio Zerbinato nesta quarta-feira (9) e ele informou que iria se manifestar nos autos do processo, mas que enviaria nota sobre a decisão da promotoria.

Ao MP-SP, Zerbinato afirmou que nunca solicitou que a ex-assessora repasse qualquer valor para irmã ou cunhado dele, e que as gravações de áudio em que ele teria solicitado dinheiro “se tratam de um ‘deepfake’, ou seja, fizeram uma montagem com sua voz […] para dar impressão que o diálogo tivesse sido mantido”.

A irmã do vereador disse que o valor depositado pela ex-assessora na conta de seu companheiro seria proveniente de “um serviço de ‘assessoria’ que prestou à ex-assessora do seu irmão”.

LEIA MAIS

Como se proteger da falsa taxa do MEI?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -