Os hospitais públicos e privados de Ribeirão Preto começam a semana com mais de 500 pessoas internadas em razão do novo coronavírus (covid-19). Dois dos principais hospitais públicos no combate da pandemia, o Santa Lydia e o Hospital das Clínicas seguem com 100% de ocupação, de acordo com a plataforma leitoscovid.org.
LEIA MAIS – Plano SP: Por fase laranja, Ribeirão Preto tem semana decisiva
Ao todo, são 564 pessoas que realizam tratamento nos hospitais, sendo 270 nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos de alta complexidade é de 90,9%, já que nesta segunda-feira (26) são 297 vagas disponíveis.
No Polo Covid da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio, a fila de espera por uma vaga em hospital diminuiu. São cinco pacientes internados em vagas de UTI para 11 leitos disponíveis – ocupação de 45%. O local chegou a ter 100% de ocupação.
Já na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central, são três pessoas internadas, para três vagas de UTI disponíveis.
Enfermarias e respiradores
Nas enfermarias, para casos menos graves de covid-19, são 294 pessoas internadas nas 368 vagas disponíveis. O índice de ocupação desses leitos é de 79,8%.
Já o número de pacientes internados, que precisam de respiradores mecânicos para respirar, é de 207, nesta segunda-feira. São 198 realizando tratamento com o aparelho nas UTIs e nove em enfermarias.
É válido lembrar que a plataforma leitoscovid.org é atualizada de forma dinâmica pelos próprios hospitais. Por isso, os números podem variar de acordo com o horário em que a página foi acessada. A última atualização antes da publicação da matéria foi por volta das 14h.