O Poupatempo de Ribeirão Preto passou a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que tem o objetivo de facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação e assistência social. O documento também poder ser impresso em equipamentos domésticos.
As solicitações podem ser feitas através do portal Ciptea. A emissão gratuita do documento já vinha sendo feita desde abril no Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital.
VEJA TAMBÉM
Após um mês da cirurgia de separação, gêmeas siamesas vão para quarto do HC de Ribeirão
Ribeirão tem mutirão de emprego com 700 vagas; Veja quando e como participar
Além de Ribeirão Preto, a emissão da carteira também é realizada nos postos da Capital, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Shopping, Carapicuíba, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.
A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA atende a normas da Lei Federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril pelo decreto estadual 67.634.
LEIA MAIS