- Publicidade -
CotidianoSaiba se Ribeirão 'imitou' o calçadão da Praia de Copacabana na Av. Nove de Julho

Saiba se Ribeirão ‘imitou’ o calçadão da Praia de Copacabana na Av. Nove de Julho

‘Pedras Portuguesas’ foram colocadas em trecho da avenida Nove de Julho que passou por reforma durante as obras do primeiro túnel da cidade

- Publicidade -

No final de agosto, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que um mosaico com pedras brancas e pretas formariam ondas como as do calçadão de Copacabana, no canteiro central da avenida Nove de Julho, entre as avenidas Independência e Presidente Vargas.

A decisão chamou a atenção de diversas pessoas, que questionaram se Ribeirão estaria ‘imitando’ o famoso calçadão da cidade maravilhosa ou até mesmo modificando a estética original da avenida, tombada desde 2008 e uma das mais tradicionais da cidade.

- Publicidade -

De acordo com o Presidente do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) Lucas Gabriel Pereira, o calçamento realizado não imita o Rio de Janeiro, e assim como Ribeirão, teve influência dos portugueses para realização das ondas.

Aliás, o mosaico preto e branco na avenida da cidade foi realizado pela primeira vez em 1949. “Quando o calçamento original dos canteiros foi instalado, ele tinha exatamente este desenho; eram as mesmas ondas feitas agora”, explicou o presidente do conselho.

VEJA TAMBÉM

Por que o túnel da Nove de Julho é mão única? Prefeitura de Ribeirão divulga explicação

São Paulo registra primeiro caso de raiva canina em 40 anos

- Publicidade -

Nos anos de 1985 e 1986, a avenida passou por uma reforma e o canteiro central foi descaracterizado em alguns trechos, recebendo camadas de cimento sobre as pedras em formato de ondas. Com a ação, apenas o trecho entre a rua Tibiriça e a avenida Independência (frente da Recreativa) foi tombado pelo então prefeito Welson Gasparini.

Para manter a fidelidade da avenida de 1949, foram colocadas ‘Pedras Portuguesas‘ no quarteirão, mesmo não sendo obrigatório, já que o trecho reformado não é tombado.

Av. Nove de Julho na década de 80. (Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto)

Obras na avenida

O quarteirão da Nove de Julho estará pronto nesta quinta-feira (7) para a inauguração do túnel José Bonifácio, que passa por baixo dele. Além da avenida, também será inaugurada as obras da praça Salvador Spadoni, às 10h.

As obras do túnel duraram três anos e custaram aproximadamente R$ 30 milhões.

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -