- Publicidade -
CotidianoSuperlua Azul acontece nesta quarta-feira; Saiba como ver o fenômeno

Superlua Azul acontece nesta quarta-feira; Saiba como ver o fenômeno

Superlua Azul é o nome dado ao curto espaço de intervalo entre duas luas cheias; O fenômeno é raro e deve acontecer novamente em 2037

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (30), a noite será iluminada pela última superlua do ano. De acordo com o The Old Farmer’s Almanac, a lua mais próxima, maior e mais brilhante de 2023.

Também chamada de Superlua Azul, já que é a segunda lua cheia do mês – a primeira aconteceu no dia 1º de agosto – ela estará a 357.344 quilômetros de distância da Terra, período chamado de perigeu, e poderá ser vista às 22h35, no horário de Brasília, de acordo com o Ministério da Ciência.

- Publicidade -

Diferente da Lua de Sangue, a Lua Azul não se trata da alteração de cor do astro, mas sim de um intervalo curto entre duas luas cheias. O fenômeno é raro e só voltará a acontecer em 2037.

VEJA TAMBÉM

Teatro Sesi em Ribeirão Preto recebe espetáculo ‘Kafka e a Boneca’ 

Família de mulher de Ribeirão morta na guerra reclama de autoridades do Brasil e da Ucrânia

A Superlua Azul poderá ser vista a olho nu. Binóculos ou telescópios de quintal podem melhorar a experiência.

- Publicidade -

Em locais onde a poluição luminosa é menor, será mais fácil de visualizar o feito. De acordo com o Climatempo, a noite desta quarta-feira, em Ribeirão Preto, será com algumas nuvens e há previsão para chuva.

Caso você não consiga visualizar a Superlua Azul do local onde você estiver, não se preocupe. O canal do Youtube ‘The Virtual Telescope Project’, fará uma transmissão ao vivo mostrando o fenômeno.

O projeto foi fundado pelo astrofísico Gianluca Mais e é hoje a principal plataforma de transmissão de eventos astronômicos.

LEIA MAIS

Qual é a lenda da Lua Azul?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -