- Publicidade -
CotidianoVeja quando será entregue primeira etapa das obras do Palacete Camilo de Mattos em Ribeirão Preto

Veja quando será entregue primeira etapa das obras do Palacete Camilo de Mattos em Ribeirão Preto

Primeira parte da obra de restauração do Palacete Camilo de Mattos será entregue no aniversário de Ribeirão Preto

- Publicidade -

A primeira parte da obra de restauração do Palacete Camilo de Mattos, que fica no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Tibiriçá, no Centro de Ribeirão Preto, será entregue no dia 19 de junho, aniversário da cidade, de acordo com a Prefeitura Municipal.

Construído em 1922, o imóvel foi comprado por empresários que buscam restaurar o prédio e deixá-lo com a arquitetura original. Em 2008, o local foi tombado pelo Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto.

- Publicidade -

O anúncio da entrega da primeira etapa do restauro aconteceu durante uma reunião entre um dos proprietários do imóvel e a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

O objetivo da visita foi comunicar o fim da primeira etapa da obra, que dará uma maior visibilidade do Palacete e uma nova perspectiva de restauro em termos de uma residência que foi construída em 1922

Ricardo César Massaro, um dos proprietários do imóvel

No casarão moraram dois ex-prefeitos: Camilo de Mattos e o filho Luiz Augusto de Mattos.

O que será apresentado na primeira etapa?

O imóvel possui 19 cômodos, contudo, neste primeiro momento, o projeto contempla a recuperação da fachada, hall de entrada e um dormitório do imóvel.

Desde a sua aquisição, em 2017, o local recebeu obras de consolidação necessária para interromper a continuidade dos danos no telhado, calhas, paredes e fundação.

Também foram realizadas prospecções investigativas para determinar as formas, tamanho e cores das pinturas parietais decorativas das paredes dos cômodos e, somadas as prospecções, poder determinar as cores das paredes.

- Publicidade -

Um dos últimos exemplares

A planta do Palacete Camilo de Mattos segue o modelo tripartido, divido em áreas sociais (escritório, hall, sala de visitas e de jantar), íntimas (quartos no pavimento superior) e de serviços (cozinha e dispensa), além de uma pequena casa nos fundos do terreno para funcionários e garagem para automóvel.

O local é um dos últimos exemplares desta tipologia de residências, com características burguesas, construídas no início do século XX. A maioria já foi demolida para dar lugar a grandes edifícios e estacionamentos.


SAIBA MAIS

Fábrica de Cultura de Ribeirão Preto tem vagas de emprego; Veja como concorrer

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Vulcão extinto pode ter sido ponto de achamento do Brasil

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -