- Publicidade -
CotidianoVeja quando será o ápice da onda de calor no estado de SP

Veja quando será o ápice da onda de calor no estado de SP

Inmet aumentou o grau de severidade do alerta para onda de calor; temperaturas entre 36ºC e 38°C poderão ser observadas no interior de SP

- Publicidade -

A terceira onda de calor que atinge o Brasil deve durar até semana que vem e seu ápice, de acordo com a plataforma Climatempo, deve ocorrer neste sábado (16), no estado de São Paulo.

Segundo a meteorologia, o forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil, vai se mover gradualmente em direção ao estado. Esse deslocamento ocasionará o “segundo tempo” desta onda de calor.

- Publicidade -

Áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva.

Climatempo

Alerta máximo do Inmet

Nesta quinta-feira (14), contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o grau de severidade do alerta de onda de calor.

Segundo o órgão, o comunicado identificado pela cor vermelha (nível máximo), significa grande perigo e prevê temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. Além disso, o Inmet também diz que o cenário também traz riscos à saúde.

Quais cidades estão sob alerta no interior de SP?

O alerta do Inmet é válido para as regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Itapetininga, Assis, Campinas, Barretos e Franca.

Temperaturas entre 36°C e 38°C poderão ser observadas no interior de São Paulo até o dia 20 de março, valores muito acima do normal para o mês de março, segundo a Climatempo.

Como fica o clima em Ribeirão Preto?

Entre sexta-feira (15) e sábado (16), Ribeirão Preto tem previsão de temperatura máxima na casa dos 36ºC. Entretanto, a mínima deve ficar na casa dos 24ºC e 25ºC, respectivamente.

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto chegou a publicar um alerta com os cuidados para população durante a onda de calor – clique aqui para ver.

O que está causando essa nova onda de calor?

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, conforme explicação da meteorologia.

Esses bloqueios atmosféricos, no entanto, podem ocorrer em qualquer época do ano e gerar ondas de calor até mesmo no inverno.


SAIBA MAIS

Entenda como será construído o túnel entre Santos e Guarujá por baixo do mar

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Ana Hickmann se pronuncia sobre boatos de gravidez

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -