- Publicidade -
EconomiaTransferência de veículos pode ser feita digitalmente em SP; Veja como funciona

Transferência de veículos pode ser feita digitalmente em SP; Veja como funciona

Transferência Digital de Veículos começou a ser realizada nesta terça-feira (12) pelo aplicativo do Poupatempo; Veja como fazer

- Publicidade -

A partir desta terça-feira (12), donos de veículos registrados em São Paulo podem fazer o serviço de transferência 100% digital, sem necessidade de ir ao cartório. A TDV (Transferência Digital de Veículos) foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (REP) e pelo Detran.SP e poderá ser feita por meio do aplicativo do Poupatempo.

A TDV já está disponível no app do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O processo é 100% automatizado e valerá para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro.

- Publicidade -

Como funciona?

Nesta primeira fase, o sistema está liberado para transferências entre pessoas físicas de veículos que já tenham o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, com placas Mercosul ou convencionais – neste caso, o  novo proprietário terá que residir na mesma cidade em que o veículo está registrado.

Nos próximos meses, o serviço também estará disponível por meio do e-Notariado para veículos com DUT (Documento Único de Transferência) em papel, pessoas jurídicas e  transações mediadas por meio de procurações públicas. Em todas as modalidades, a transferência será instantânea, sem trâmite de documentação física.

Como era?

Até agora, o proprietário precisava da validação de um cartório e também ir presencialmente a um posto do Detran.SP para concretizar a transferência. No novo formato, basta um celular, o download do documento de vistoria e o pagamento da taxa via Pix.

Cinco minutos

A TDV exige a inspeção do veículo por uma empresa credenciada de vistoria, como também acontece no processo tradicional. Com a automatização, a troca de propriedade deverá ocorrer em cinco minutos, de acordo com a Prodesp.

Sem a digitalização, o prazo varia entre três e dez dias úteis, incluindo análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.

- Publicidade -

O novo formato dispensa a ida ao cartório porque conta com autenticidade digital no próprio ambiente do aplicativo. Também será possível pagar a taxa de transferência via Pix, assim como a quitação de débitos pendentes do veículo.

A segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos.

Segundo a Prodesp, a expectativa é de facilitação de até 70 mil transferências mensais de veículos nas 645 cidades paulistas na primeira etapa de implementação da TDV. Com o avanço para as próximas etapas, o volume poderá chegar a 500 mil transações mensais.

SAIBA MAIS
Empreendimento que pode gerar até mil empregos em Ribeirão será entregue em 2025

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Jovens sem ensino básico e fora da escola são quase 10 milhões

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -