Aguarde...

esportes

Ademir Chiari aprova possível volta da Série A3 em setembro

Presidente do Comercial diz que proposta da FPF é 'interessante' e cita importância do público na retomada

| ACidadeON/Ribeirao

Volta da Série A3 junto com o início da Copa Paulista seria 'interessante', afirma Ademir Chiari (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
O presidente do Comercial, Ademir Chiari, disse aprovar a possível retomada da Série A3 do Campeonato Paulista 2020 em setembro.

Com a proposta, elaborada por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), os times da Série A3 disputariam simultaneamente a Copa Paulista, competição organizada pela entidade para os clubes que não estão em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro.   

 
LEIA MAIS: 'O futebol é a atividade mais segura para voltar', afirma Fahel Júnior  


"Não podemos cravar uma opinião neste momento, pois não sabemos o que vai acontecer em Ribeirão Preto, se vai ficar no vermelho [fase 1 da quarentena] ou não. Mas, disputar os dois campeonatos juntos em setembro seria muito bom e interessante, já que, pelo menos, manteríamos as atividades. Precisávamos, ainda, ter público [na retomada], porque, sem ele, fica muito difícil equilibrar as contas", afirmou Chiari.  


Proposta

De acordo com o presidente da FPF, a ideia é fazer com o que os clubes da Série A3 não sofram desmanches no elenco para a disputa de uma nova competição, como forma de salvar as finanças.

"Nossa ideia é conversar com os clubes para que a gente faça a partir de setembro a volta do campeonato junto com a Copa Paulista, para minimizar custos. Queremos fazer um calendário para que o clube da Série A3 possa terminar a A3 e já ter elenco para disputar a Copa Paulista. Então, as competições seriam disputadas simultaneamente, para não terem que remontar seus elencos", explicou.

Ainda segundo Bastos, a experiência com a volta da Série A1, cujos jogos voltam a partir de 22 de julho, e posteriormente da Série A2, vão servir de exemplos para a retomada da competição.

"Vai ser com a experiência que a gente já com o retorno da Série A1, colocar e explanar aos clubes como foram esses passos, conversar sobre o período de treinamento necessário para o retorno e programar a volta. Pedimos à comissão médica preparar um protocolo, conversei com o governador João Doria (PSDB), que está aguardando um protocolo assim como o Campeonato Feminino. Tudo será feito junto com os clubes e no tempo deles", explicou o presidente da FPF.  

A proposta da FPF, no entanto, ainda precisa ser apresentada oficialmente aos clubes.   


Dentro de campo

Com 18 pontos, o Comercial aparece na quinta posição na tabela do Campeonato Paulista Série A3 2020. Antes da paralisação, o time comandado por Fahel Júnior brigava pelo acesso à Série A2 e defendida invencibilidade de cinco jogos.

 
LEIA MAIS  
 
Fahel Júnior: 'O futebol é a atividade mais segura para voltar' 
 
Com apoio da torcida, Comercial supera renda dos jogos 
 
Presidente do Comercial projeta renovar com 12 atletas

Mais do ACidade ON