- Publicidade -
EsportesConheça Alison dos Santos, o Piu, atleta que disputa final olímpica em Paris

Conheça Alison dos Santos, o Piu, atleta que disputa final olímpica em Paris

Alison dos Santos, o Piu, é finalista da prova dos 400 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na França

- Publicidade -

Nesta sexta-feira (9), o atleta Alison dos Santos, o Piu, disputa a final dos 400 metros com barreiras, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O corredor, que é nascido em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto, é um dos cotados ao pódio na prova, que acontece às 16h45 (horário de Brasília).

Em São Joaquim da Barra, Alison dos Santos foi aluno da Etec (Escola Técnica Estadual) Pedro Badran. A professora Marlene Cheadi Martins Alves, que era diretora da escola, conta que quando Piu era aluno, em 2015, recebeu uma visita pouco usual.

- Publicidade -

Recém-matriculado no ensino médio da unidade, o aluno Alison dos Santos chegou à diretoria acompanhado da mãe, e fez um pedido inusitado: autorização para o filho usar boné nas dependências da escola.

Antes de completar um ano de idade, Alison dos Santos sofreu um acidente com óleo quente. Na cabeça, o boné cobria uma falha no crescimento do cabelo. “Ele era um menino de ouro”, comenta Marlene em entrevista ao site do Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs.

A antiga diretora, que hoje atua como coordenadora pedagógica na unidade, afirma que o elogio não se deve apenas ao sucesso alcançado pelo estudante. “Estudioso, dedicado e educado”, recorda Marlena, que aponta que Piu sempre foi afiado nas aulas de história.

Estudante exemplar

Alison dos Santos frequentou a Etec até 2017. “No primeiro ano, ele era muito tímido”, lembra Marlene. “Alison lia muito, era perspicaz e já trazia questões relativas ao racismo, estava à frente do seu tempo”, afirma.

Com o tempo, Alison foi ganhando segurança, ficou menos tímido. Quase nem usava mais o boné. E já havia alcançado dois metros de altura, o que chamou a atenção de treinadores que viram nele um futuro velocista.

- Publicidade -

Antes de completar o Ensino Médio, foi campeão no Mundial Sub-18, no revezamento 4×100 misto. Outras vitórias sucederam-se ainda antes de Tóquio 2020, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

Atualmente, o atleta mora na Flórida, nos Estados Unidos, e mantém em São Joaquim da Barra o Instituto Vencendo Barreiras com Alison Santos, em que apoia jovens que pretendem se dedicar ao esporte.

“Estamos torcendo muito por mais uma conquista histórica do nosso aluno, pois o mais importante título de ‘menino de ouro’ ele já tem”, completa Marlene.

SAIBA MAIS
Interior de SP tem alerta de queda de temperatura; Veja cidades afetadas

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Como astronautas ficaram presos no espaço?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -