Os Jogos da Juventude, o maior evento esportivo estudantil do país, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, começa nesta sexta-feira (1º), no Centro de Convivência, em Ribeirão Preto. Serão 17 locais de provas espalhados por Ribeirão, mas a concentração acontece no Centro de Eventos Taiwan.
Essa é a primeira vez que a cidade recebe o evento.
O evento que acontece até o dia 16 de setembro vai reunir mais de quatro mil atletas de 15 a 17 anos, de todas as 27 Unidades Federativas do país, em busca das medalhas nas 18 modalidades presentes no programa.
No total, nove mil pessoas devem passar por Ribeirão durante a realização dos jogos, entre atletas, comissões técnicas e turistas, o que deve movimentar a economia da cidade e gerar empregos.
A expectativa é que a cidade movimente R$ 9 milhões nos 16 dias de evento.
VEJA TAMBÉM
UBS Vila Virgínia é inaugurada em Ribeirão Preto e promete fazer 500 atendimentos por dia
Morre jovem corintiano que lutava contra leucemia em Ribeirão Preto
O setor hoteleiro deve ser um dos mais beneficiados, já que vinte e dois hotéis já foram separados para hospedar as delegações. Outro setor que será beneficiado é o da alimentação. Serão 60 mil refeições servidas para quem estiver participando da disputa.
Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais. O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olímpicos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição.
Nesta terça-feira (29), o Prefeito Duarte Nogueira, o vice-prefeito e secretário de planejamento, Daniel Gobbi, o secretário de Esportes Ricardo Aguiar, o vereador André Trindade e outros assessores estiveram presentes nas instalações que estão sendo preparadas para receber os jovens.
LEIA MAIS
Esfirra de carne moída: confira receita de salgado da Ana Maria