O busto de bronze em homenagem ao ex-prefeito de Ribeirão Preto Camilo de Mattos foi recolocado no pedestal da praça XV de Novembro, no Centro, nesta terça-feira (27). A escultura foi furtada no dia 11 de julho e recuperada quatro dias depois.
Segundo a Secretaria da Cultura e Turismo, o busto passou por um processo de restauração. Equipes da Secretaria da Infraestrutura preencheram o busto com concreto e colocaram novos pinos, para aumentar a resistência interna, em caso de tentativa de furto ou depredação.
Esta foi a segunda vez que o busto foi levado. O outro crime ocorreu em 1984. A escultura em concreto e revestida em bronze foi instalada em 1976 e fica próxima da rua Duque de Caxias e do Palacete, que serviu de residência ao político.
Quem foi Camilo de Mattos?
Camilo de Mattos governou a cidade entre 1929 e 1930 e, também, foi vice-prefeito, vereador e presidente da Câmara Municipal.
Camilo de Mattos nasceu em 1892, em Rio Novo-MG. Mudou-se para a cidade de São Paulo, ainda na juventude, para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e veio para Ribeirão Preto à convite do Dr. Arthur Soares de Moura, por volta de 1917.
Ao retornar para o município do interior paulista, foi nomeado delegado de Cravinhos, cidade a aproximadamente 23 quilômetros de Ribeirão. Em 1919 se casou com Maria das Dores Gomes de Mattos e teve quatro filhos: Luiz Augusto Gomes de Mattos; Maria Camila; Célia Célia Gomes de Mattos e Nilza Gomes de Mattos.
Em 1944, viu seu filho Luiz Augusto Gomes de Mattos seguir seus passos e assumir o cargo de prefeito do município que governou. Faleceu em Ribeirão Preto, em 1945.
SAIBA MAIS
Cliente que jogou feijão em gerente de padaria em Ribeirão Preto terá que indenizar vítima
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como se proteger de estranhos no WhatsApp?